Viver@UK

Entreajuda entre portugueses no Reino Unido

NEWS
2 maio: eleições locais no Reino Unido
A 2 de maio realizam-se eleições locais em grande...
7 maio: prazo limite para as inscrições para as eleições para o Parlamento Europeu
7 maio: prazo limite para as incrições para as...

O sistema de saúde britânico, o populars NHS (National Health Service) é dos melhores do mundo, e é gratuito. Aconselhamos a todos e todas a inscrição o mais cedo possível.

Inscrição

Para a inscrição é necessário um comprovativo de morada (ver página Primeiros passos). Aqui pode-se escolher o Centro de Saúde (que em inglês se chama “Surgery” – não é o mesmo que  cirurgia em português!). O médico de família chama-se GP (“General Practioner”). A página Find GP Services do NHS ajuda a escolher  o Centro de Saúde, por área, e com recomendações dos utentes! A página Find Dentist Services ajuda a escolher o dentista. Paga-se cerca de 16 libras para se ir ao dentista pelo NHS.

Emergências

Aqui as urgências chamam-se A&E (Accidents & Emergencies). Em caso de urgências muito graves telefona-se para o 999,. e eles enviam uma ambulância. Para urgências que não são casos de vida ou de morte, usa-se o 111, um atendimento telefónico de saúde permanente. Se for necessário intervenção médica o 111 reencaminha para um centro de atendimento permanenete  (walk-in centre) ou para um hospital. Para se ir a um “Walk-in Centre”, que estão abertos também aos fim de semana e fora dos horários normais.  não é necessária uma marcação. Em Find Walk-in centres pode-se encontrar o centro de atentimento permanente mais próximo.

Medicamentos

Como em Portugal, só em casos excepcionais não se pagam medicamentos. Não pagam os maiores de 60 anos, menores de 16, esudantes até aos 18, grávidas, desempregados, e pessoas com doenças crónicas, que têm um certificado chamado MedEx.

Para se levantar medicamentos com receita (“prescriptions”), para além do Boots, que existe em quase todo o lado, pode-se ir a farmácias como em portugal “NHS Pharmacies”. Em Find Pharmacy Services encontra-se as farmácias da zona e o respectivo horário de funcionamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.