Viver@UK

Entreajuda entre portugueses no Reino Unido

NEWS
Assina a petição “Também somos Portugueses”
Assina a petição “Também somos Portugueses” em http://tambemsomosportugueses.org
5 de maio: eleições locais no Reino Unido
5 de maio: Eleições para Parlamento da Escócia, Assembleia...

As escolas no Reino Unido estão organizadas nos seguintes níveis:

NívelIdadesAno

Classes

Exames
(Key Stage)(Children Age)(School Year)(Forms)(Exams)
15-71, 21st-2nd form infants-
27-113, 4, 5, 61st-4th form juniorsSAT
311-147, 8, 91st-3rd form secondary-
414-1610, 114th-5th form secondary
GCSE
516-1812, 136th form secondaryA-levels

Tipos de escolas

• Há inúmeros tipos de escolas no Reino Unido. Clicando aqui pode encontrar uma detalhada comparação entre esses tipos de escolas. Aqui vamos fazer um resumo.

Uma advertência: o que em Portugal  se chama “escolas públicas” chama-se “state schools” no Reino Unico. O que aqui se chama “public schools” são escolas privadas, pagas e normalmente de elite. Os termo “public” quer apenas dizer que estão abertas a quem as puder pagar..

As escolas públicas (state schools) são gratuitas.Os outros tipos de escolas são as “Public schools”, escolas particulares (private schools) e escolas independentes. As escolas públicas (state schools) e as escolas particulares ou independentes têm diferentes regras de inscrição (application).

Escolas públicas (State schools)

• Existem vários tipos principais de escolas públicas (State schools)  financiadas pelas autoridades locais.  A maioria segue o currículo oficial (“National Curriculum). São inspecionadas por um organismo do governo, o Ofsted (Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills).

• As escolas comunitárias (Community schools) são administradas pelas câmaras municipais (councils), que empregam o pessoal da escola, e gerem as admissões. São financiadas a partir de fundos públicos das câmaras, principalmente o imposto municipal e subvenções do governo central. Estas escolas fornecem educação gratuita.
• As Academias são geridas independentemente  por empresas ou universidades Têm autonomia para gerir as suas finanças, o currículo (mas com base noe os contratos com professores. São escolas gratuitas financiadas diretamente pelo Ministério da Educação (Department for Education).
• As Escolas Livres (Free schools) são um tipo de Academias geridas por organizações fundadas para o efeito (“trusts”) por associações de professores, pais ou organizações religiosas.
• As Fundações (Foundation schools)  são financiadas  e geridas autonomamente. Gerem as suas próprias  admissões, e são gratuitas.
• As escolas especiais (Special schools) servem  para crianças que têm uma necessidades educativas especiais  tais que não podem ser ensinadas em  escolas regulares. Todas as crianças que frequentam uma escola especial devem ter uma declaração de necessidades educativas especiais (Special Educational Needs – SEN) .
• Escolas Voluntárias (Voluntary-aided schools)  são estabelecidos por organizações de voluntários, geralmente igrejas, mas são financiadas em parte pelas câmaras muncipais (councils). Cada escola voluntária tem a sua própria política de admissões.
• Escolas Voluntárias (Voluntary-controlled  schools) são geridos autónomamente, mas as câmaras municipais  que empregam o pessoal da escola, e controlam o processo de admissão.

Notas úteis

• A maioria das escolas secundárias públicas são chamados escolas abrangentes (comprehensive schools), porque são acessíveis a todos os tipos de alunos.
• As “Grammar schools” são seletivas e só admitem os alunos queprovaram ser suficientemente capazes por passarem no teste “11-plus”.
• O pedido de  inscrição nas escolas públicas é feita através da câmara municipal (“Council”)correspondente.
• Antes de entregar a inscrição (“application”), leia o folheto publicado anualmente pelo departamentode educação da câmara local.
• Existem tabelas de classificação do ensino secundário (“rankings“) das escolas pelos resultados
• A maioria das boas escolas públicas têm excesso de procura, ou seja, recebem mais pedidos do que as vagas existentes, e, portanto, os lugares são atribuídos de acordo com os critérios de admissão publicados na respectiva escola. Algumas escolas dão prioridade às crianças com irmãos que já frequentam a escola, ou que vivem mais próximas da escola. Algumas escolas têm diferentes categorias, incluindo bandas e áreas de captação ou de prioridade, portanto, a distância pode variar em cada categoria. As escolas de igrejas geralmente dão prioridade às crianças da sua religião.
• O seu filho tem prioridade para um lugar da escola no município (borough) onde vive? Não. É contra a lei das autarquias dar prioridade aos seus próprios residentes. No entanto, muitas escolas dão um grau de prioridade para aqueles que vivem mais perto da escola.
• Se aceitar um lugar noutra escola, ou seja, uma escola independente, devo informar a câmara de que eu não quero aceitar a escola onde tenho vaga. Isto irá permitir que outra criança ocupe essa vaga
• Provavelmente vai precisar de um relatório em inglês da escola anterior.
• Tem de estar a viver no Reino Unido e tem de ter uma comprovativo de morada – um contrato de arrendamento (tenancy agreement) antes de se inscrever numa escola.
• É possível alugar uma casa, encontrar uma escola e depois mudar de casa. Desde que o estudante não chegue tarde à escola, isso não é um problema.
• A admissão a meio do ano (in-year admission) é possível mas desencorajada, principalmente pela escassez de vagas.
• A admissão no 11º ano é mais difícil, por causa dos exames GCSE no final do ano lectivo, que abrangem temas dos 10º e 11º anos. Os alunos devem ter pelo menos cinco graus entre A* (maximo e C, incluindo Inglês e Matemática para iniciar o nível seguinte (A-Level).
• Não é prática comum para uma escola reter uma criança no mesmo ano, mas é algo que o os pais terão de discutir com o professor principal, se isso for proposto.
• Todas as escolas, mesmo as públicas, têm um uniforme, com casaco e gravata.
• Se uma escola for religiosa, o seu ensino é, em geral, obrigatório, e pode ser necessária uma carta de recomendação de um padre.
• Todas as crianças menores de 16 anos podem viajar gratuitamente nos transportes públicos. Os estudantes de Londres serão obrigados a ter um ‘Zip’ Oyster Photocard para viajar gratuitamente no metro e autocarros. Para mais informações, por favor visite o site de Transport for London (TfL).
• As escolas têm 3 períodos como em Portugal, mas tambêm uma semana de interrupção a meio dos períodos, o chamado “half-term“.

Agradecimentos à Ana Cardoso Cachopo pelo conteúdo original

One thought on “Escolas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *