Viver@UK

Entreajuda entre portugueses no Reino Unido

NEWS
2 maio: eleições locais no Reino Unido
A 2 de maio realizam-se eleições locais em grande...
7 maio: prazo limite para as inscrições para as eleições para o Parlamento Europeu
7 maio: prazo limite para as incrições para as...

O grupo Migrantes Unidos endereçou as seguintes perguntas aos candidatos pelo círculo da Europa à Asembleia da República:

Somos um grupo de portugueses residentes no Reino Unido. Promovemos a participação cívica dos emigrantes na vida pública portuguesa, britânica e europeia. Fizemos uma campanha pelo recenseamento eleitoral, que resultou num aumento de 94% no número de recenseados. No entanto, os números são ainda extremamente baixos e os obstáculos à participação muitos. Só cerca de 240 mil dos cerca de cinco milhões de emigrantes portugueses estão recenseados e a recente eleição do Conselho das Comunidades Portuguesas teve uma participação ínfima, pondo em causa a representatividade desse órgão.

Nesse sentido, gostaríamos de lhe colocar algumas questões, na sua qualidade de candidato/a a representante dos emigrantes portugueses na Assembleia da República.

Considerando que no presente século a mobilidade de cidadãos Portugueses, em especial no espaço Europeu é radicalmente diferente do passado, e que a internet permite aos emigrantes manter-se em permanente contato com o país e resolver quase todos os assuntos, e que por isso as leis eleitorais precisam de se adaptar às novas realidades:

1) Está disposto/a a alterar a atual lei para permitir o recenseamento eleitoral automático no círculo da emigração quando um português declara mudança de residência para um país estrangeiro?

2) Está disposto/a a alterar a atual lei e processos de modo a permitir o recenseamento via postal e via Internet para quem já está no estrangeiro (como já se faz no Reino Unido)?

3) Está disposto/a a alterar a actual lei e processos de modo a possibilitar o voto electrónico (como já se faz em França)?

4) Está disposto/a a promover junto das entidades competentes a simplificação do Cartão de Cidadão para diminuir ou eliminar a necessidade dos emigrantes se deslocarem duas vezes aos Consulado quando têm de tratar do mesmo?

5) Está disposto/a a modernizar os Consulados de forma a permitir tratar do máximo de assuntos à distância, por aplicações e tecnologias móveis?

O atual momento eleitoral é uma oportunidade única para lançar este debate entre as candidatas e os candidatos pelos círculos da emigração de forma a que o sistema de representação democrática possa acompanhar as transformações na população.

Cumprimentos de

Migrantes Unidos

Aqui podem encontrar as respostas:

Bloco de Esquerda

CDU (Coligação Democrática Unitária)

Livre / Tempo de Avançar

Nós Cidadãos

PAN (Pessoas-Animais-Natureza)

Para a Frente Portugal (PPP/ PSD e CDS/PP)

PS (Partido Socialista)

PURP (Partido Unido dos Reformados e Pensionistas)