Viver@UK

Entreajuda entre portugueses no Reino Unido

NEWS
2 maio: eleições locais no Reino Unido
A 2 de maio realizam-se eleições locais em grande...
7 maio: prazo limite para as inscrições para as eleições para o Parlamento Europeu
7 maio: prazo limite para as incrições para as...

bandeira_reino_unido

012710_ballot_yellow_png_800x1000_q100

Como Portugal é um membro da União Europeia, os portugueses a viver no Reino Unido podem votar para  as Câmaras Municipais (Councils), alguns Presidentes de Câmara que são eleitos directamente, como o Mayor de Londres, e Assembleias da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Para tal basta fazer o recenseamento através do site Register to Vote até 18 de abril.

Fácil, não é? E o registo eleitoral é uma prova de residência e facilita o crédito bancário,

As próximas eleições locais têm lugar a 5 de maio de 2016. Veja aqui onde têm lugar.

Não se pode votar para o Parlamento.

Nas eleições locais só se vota nos representantes da freguesia (ward). Eles é que depois conjuntamente com os eleitos das outras freguesias (councillors) escolhem o executivo camarário.

Uma particularidade é que se vota em pessoas, não numa lista. Pode-se votar em pessoas do mesmo partido, ou em pessoas de partidos diferentes. Ou em independentes.

Nem o voto nem o recenseamento são obrigatórios, mas estar recenseado funciona como comprovativo de morada, e contribui para uma maior facilidade em obter crédito (empréstimos ou cartões). É um dos pontos valorizados pelas agências que classificam as nossa capacidade de pagar empréstimos (“credit rating”).

Voto em Londres

Há dois votos para o mayor de Londres, a escolha primária e a escolha secundária. Se nenhum candidato tiver 50 % dos votos, aos votos dos dois mais votados somam os votos de segunda escolha dos outros candidatos.
 
Para a Assembleia de Londres há também dois votos. Um deles, como habitual neste país, elege um membro numa circunscrição uninominal, sendo eleito apenas o mais votado. Depois há um segundo voto para escolher os restantes membros da assembleia pelo método proporcional. Mais em https://www.londonelects.org.uk/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.